sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Liga Nacional prepara duas novas modalidades para a temporada 2015





A Diretoria Técnica da Liga Nacional em conjunto com a Presidência da entidade estão preparando duas novas modalidades para estrear na temporada 2015.
Sempre com vistas aos seus principais objetivos estatutários, que é a formação e o surgimento de talentos olímpicos, a Liga Nacional lancará como "modalidades teste" para 2015 o Skeet Americano e a Fossa Universal.
O objetivo destas novas modalidades é popularizar aos atiradores as modalidades do Skeet Olímpico e Fossa Olímpica, tendo como ponto de partida duas modalidades não-olímpicas, mas que servirão como uma bela iniciação às modalidades olímpicas. Importante destacar que esta iniciativa tem o apoio da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE. 
Para o Skeet Americano, a Liga Nacional está adequando à realidade brasileira as regras da National Skeet Shooting Association - NSSA, dos Estados Unidos. As principais diferenças em relação ao Skeet Olímpico praticado no Brasil são:
1) Os pratos são disparados numa ordem diferente;
2) A velocidade dos pratos é menor;
3) Não há atraso "delay" após o atirador "chamar" o prato;
4) O atirador pode "chamar" o prato já com a arma empunhada no ombro e "colada" ao seu rosto;
5) Poderão ser utilizadas armas de calibre menor, exemplo: 20, 28.
Para a Fossa Universal, a Liga Nacional está articulando um convênio com a Confederação Brasileira de Caça e Tiro - CBCT. Esta entidade representa no Brasil a FEDECAT - Consejo Mundial de Federaciones Deportivas de Caza y Tiro, com sede em Madrid/Espanha. A FEDECAT está promovendo transformações na modalidade em nível mundial. Está sendo mudado o nome de Fossa Universal para TRAP 3, pois pretende-se utilizar apenas as máquinas 7, 8 e 9 da Fossa Olímpica, ao invés de 5 máquinas como todos conhecem a Fossa Universal. A Liga Nacional pretende seguir os regulamentos da FEDECAT em consonância e parceria com a já citada Confederação Brasileira de Caça e Tiro - CBCT.
Esta iniciativa seria muito viável àqueles clubes que já possuem pedana de Fossa Universal ou apenas de Fossa Double, além da pedana de Fossa Olímpica. As principais diferenças com a Fossa Olímpica são:
1) Prato alcança 60 metros;
2) São utilizadas 3 máquinas;
3) São utilizadas 8 planilhas com alturas que variam entre 1,50m e 3,00m há 10 metros de distância das máquinas;
4) Angulação lateral máxima: 45º dependendo da planilha sorteada;
5) Cartuchos: Até 28 gramas (em estudo).
A idéia é promover em torno de 05 (cinco) etapas expressas, intercalando-as com as 10 (dez) etapas expressas do Trap Americano (2ª, 4ª, 6ª, 8ª e 10ª etapas), com dois descartes e apenas uma prova presencial (final) a ser realizada em data diferente do play-off da Liga Nacional, com peso (2) e em algum clube que possua ótima estrutura de pedanas pera Skeet e Fossa. Se a adesão for boa, isoladamente ou ambas as modalidades podem passar do status "teste" em 2015 para "definitivas" em 2016.
Talvez não teremos tempo de divulgar o regulamento dessas modalidades juntamente com o novo regulamento do Trap Americano, mas as ações e os convênios já estão sendo providenciados.
A Liga Nacional tem absoluta convicção que reforçará através destas novas modalidades, seu compromisso com a formação e o surgimento de novos talentos olímpicos para o Tiro ao Prato Brasileiro.
Contamos com a participação de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário